Descubra cinco estratégias eficazes para proteger a sua saúde mental enquanto trabalha remotamente.

O teletrabalho trouxe flexibilidade, poupou deslocações e proporcionou mais autonomia. Todavia, também acarreta uma série de desafios para a saúde mental, como o isolamento social, o aumento do stress e dificuldade em criar limites entre o trabalho e a vida pessoal.
Assim, cuidar do bem-estar psicológico tornou-se fulcral, não só para prevenir possíveis situações de burnout, como para manter a produtividade e o equilíbrio.
Defina horários claros para iniciar e terminar o horário de trabalho, reserve momentos para pausas regulares e adote pequenos hábitos, como tomar café ou fazer exercício físico, que reforcem a sensação de “normalidade”.
Uma rotina consistente e estruturada aumenta a concentração e promove o bem-estar durante o dia de trabalho.
Sempre que possível, escolha um local exclusivo para trabalhar. Essa área deve ser iluminada, organizada, confortável e livre de distrações.
Evite trabalhar na cama ou no sofá porque são espaços associados ao descanso. Pequenos objetos, como plantas, fotografias ou uma secretária ergonómica, podem melhorar a concentração e tornar o trabalho mais agradável.
Para proteger a sua saúde mental, defina um horário de saída e respeite-o. Desligue as notificações fora do expediente, comunique a sua disponibilidade à equipa e evite responder aos e-mails durante o período noturno.
Preservar o tempo de descanso aumenta a energia, a motivação e a satisfação profissional.
O isolamento social é um dos maiores desafios do trabalho remoto. Neste sentido, manter relações profissionais saudáveis é determinante para o bem-estar psicológico.
Participe em reuniões, converse com colegas e promova encontros presenciais. A interação social fortalece o sentido de pertença e reduz a sensação de solidão.
Dedique tempo a atividades que promovam o relaxamento e o equilíbrio, como meditação, exercício físico, passeios ao ar livre ou pausas longe dos ecrãs.
Se sentir que o stress está a aumentar, lembre-se de que procurar apoio psicológico é um ato de responsabilidade e autocuidado.
Conheça os serviços da Pulso Europe Portugal e descubra como podemos ajudar a transformar desafios em oportunidades! Basta clicar aqui!