ABORDAGEM, VISÃO E MÉTODOS
Medir o bem-estar da sua organização é um excercício recompensador, se for realizado com o máximo cuidado e rigor. É suposto constituir a base e o ponto de partida para esforços futuros, no sentido de melhorar o bem-estar dos seus colaboradores e a dinâmica organizacional e, consequentemente, o objetivo é utilizar as melhores ferramentas e orientação ao longo deste percurso.
Com a Pulso, poderá contar com uma orientação profissional ao longo deste percurso do seu projeto : desde a fase de preparação e organização de um estudo ou survey, até à fase de desenho e implementação de planos de ação.
A equipa da Pulso detém o conhecimento, experiência e a formação científica necessárias, para conduzi-lo com as melhores ferramentas e métodos estatísticos, que permitam medir e analizar os principais indicadores de riscos psicossociais (engagement, compromisso organizacional, stress, burnout…), assim como as características do trabalho e recursos pessoais que estão associados.
A ferramenta Well-being and Organisational Dynamics (WOD®) é a nossa ferramenta standard para a realização de surveys aos seus colaboradores. Conheça mais sobre a WOD®.
Para uma análise mais aprofundada sobre temáticas concretas, a Pulso conta também com pequenos questionários (módulos) com itens adicionais, sobre vários assuntos.
A WOD® está interligada a um painel de controlo interativo (dashboard) e é visualmente apelativa. Neste dashboard são apresentados os resultados do questionário, nomeadamente os pontos fortes e prioridades da sua organização, assim como a indicação de pontos a desenvolver. Uma vez que estes resultados estão imediatamente disponíveis após a finalização do questionário, terá muito rápidamente acesso a toda a informação disponível para poder tomar as ações necessárias e desejadas.
Adicionalmente a estes resultados relativos à organização e às equipas, também fornecemos um relatório de feedback individual para cada um dos seus colaboradores, com os seus resultados pessoais, conselhos, dicas e truques para cada participante do survey. Desta forma podemos empoderar individualmente os seus colaboradores.
Conduzimos também focus groups ou entrevistas, como forma de realizar um seguimento ao questionário. Estes focus groups servem para explorar os resultados mais aprofundadamente, conseguindo uma maior compreensão das questões em causa e reunir ideias construtivas para as melhorias a realizar. Este método permite o acesso a sugestões e observações, por parte dos seus colaboradores, durante este processo participativo e aumenta o envolvimento do próprio colaborador. A Pulso pode conduzir focus groups ou entrevistas com todos os seus colaboradores, ou amostras representativas da sua organização, sejam pequenas ou grandes empresas, numa equipa em concreto ou com enfoque em temas específicos.
A equipa da Pulso irá guiar a sua organização a traduzir os principais resultados da análise em planos de ação eficazes. Este processo será levado a cabo em estreita colaboração com todas as áreas responsáveis na sua organização. Os planos de ação farão parte de uma política de bem-estar sustentada e integrada. Asseguramos, portanto, que as ações propostas estão alinhadas com o contexto específico da sua organização, a missão e estratégia e que irão dar resposta aos problemas e preocupações espelhados pelos colaboradores durante o questionário, focus groups ou entrevistas individuais. Ajudamo-lo/a a estabelecer um cronograma para a implementação das ações e determinar as responsabilidades de cada interveniente.
A Pulso será o seu parceiro externo para, cuidadosamente abordar os pontos a desenvolver, questões ou problemas que tenham sido detetados pelo questionário, facilitando a comunicação e o processo de criação ao longo do seu projeto.
• Baseada em evidências: demonstrada pela investigação e com princípios de trabalho comprovados;
• Orientada para a prática: integrados na situação profissional dos participantes e estreitamente ligados às suas questões e necessidades. O focus situa-se nos exemplos concretos, dicas, exercícios, role plays e material audiovisual;
• Sustentável: ênfase na transferência de conhecimentos para a prática, através de mudanças comportamentais, também após a finalização da formação;
• Integrado : alinhado com iniciativas préviamente planeadas e outras possibilidades de apoio dentro da organização;
• Flexível e tendo em vista a customização: adaptado ao contexto e às necessidades. Com uma variedade de metodologias pedagógicas, materiais/ferramentas.
Com o objetivo de fornecer cursos de formação integrados e qualitativos, a Pulso assegura que os/as formadores/as e intervisores/as detêm uma sólida formação académica, combinada com conhecimentos clínicos e/ou ampla experiência empresarial em diversos setores : privado, não lucrativo, social e governamental. Adicionalmente ao seu papel como formadores, eles/elas também adquirem experiência permanente como consultores, coaches, mediadores e/ou assesores, possibilitando uma resposta dinâmica às necessidades. Eles/Elas trabalham com base em técnicas de entrevista motivacional e princípios terapêuticos comportamentais e focados em soluções.
Está interessado/a em saber mais sobre a nossa oferta de Formação ? Contacte-nos!